sexta-feira, 10 de agosto de 2012

AMATERASU - A manifestação sol da Grande Mãe e a pratica



(By Wiki)

"Amaterasu (天照), também conhecida como Amaterasu-Oho-No-Kami (天照大神), cujo nome significa "Grande Deusa Augusta que ilumina o céu", é a Deusa do Sol, divindade japonesa que vela sobre os homens e os enche de benefícios. Nasceu do olho esquerdo de Izanagi (伊邪那岐) e domina o panteão xintoista, em que figura um certo número de personificações das forças naturais. É representada empunhando um disco solar.
"Amaterasu vivia em uma gruta, em companhia de suas criadas, que lhes teciam cotidianamente um quimono da cor do tempo. Todos os dias de manhã, ela saía para iluminar a Terra. Até o dia em que seu irmão, Susanoo, deus do Oceano jogou um cavalo esfolado nos teares das criadas tecelãs. Assustadas, elas se atropelaram, e uma delas morreu, com seu sexo furado por sua própria laçadeira. A deusa Amaterasu não apreciou a brincadeira. Zangada, recolheu-se em sua gruta e a luz desapareceu. E o pânico foi semeado até no céu, onde viviam os deuses e deusas, que como os humanos, também não enxergavam nada. Eles se reuniram e bolaram uma estratagema. Pediram a Uzume, a mais engraçada das deusas, que os distraísse diante da gruta fechada em que Amaterasu estava amuada. Uzume não usou de meios termos: levantando a saia, pôs-se a dançar provocantemente, exibindo suas partes íntimas com caretas irresistíveis. Estava tão divertida que os deuses desataram na gargalhada... Curiosa, Amaterasu não aguentou: entreabriu a pedra que fechava a gruta, e os deuses lhe estenderam um espelho onde ela viu uma mulher esplêndida. Surpresa, ela se adiantou. Então os deuses agarraram-na e Amaterasu saiu para sempre de sua gruta. O mundo estava salvo."

Para alguns japoneses Amaterasu e Izume são a essência de Kannon ou Kwan Yin, seriam a forma luz da divindade. Segundo o sutra da Lótus do Coração, os bodsatvas se manifestam como querem, assim o espírito do sol, da luz, seria uma manifestação e para os cristãos Deus está em tudo, assim o Dheva solar também seria uma manifestação divina. Para a escola do Lótus isso tudo pouco importa, para nós sentir o sol, entrar em contato com a divindade solar interna de cada um e com o sol de nosso sistema de planetas, seja ele quem for é o que conta. Postei sobre Amaterasu, porque quando tive contato com esta manifestação do Logos do Sol, senti sua luz, seu profundo amor e aprendi com ela (Amaterasu) sobre o amor próprio, sobre brilhar por ser quem se é, sobre sair da própria caverna de tristezas e deixar que nosso brilho ilumine o mundo. Não estou falando de vaidade, longe disso. estou falando de amor, ternura, e auto-reconhecimento. Quando nos permitimos ser felizes independente do que temos, apenas amando o que somos então iluminamos o mundo.


PRATICA DE AMATERASU - Relaxe profundamente após a prática de sua saddhana (de preferencia num domingo ensolarado, mas pode ser feito a qualquer momento). Coloque as mãos sobre seu coração. Mentalize lentamente o nome AMATERASU. Aos poucos sentirá uma presença brilhante e doce. Traga esta sensação de fora para dentro de seu peito. Depois peça para ela tomar conta de todo seu corpo. Quando sentir-se pleno deste sol, peça-lhe que desperte o seu sol pessoal, sua luz interna, removendo da caverna de si mesmo. Sinta este sol, sinta esta luz emanando de você para todo o local onde está. Peça algumas palavras para Amaterasu, que definam o maravilhoso ser que você é. Deixe-as brotar na mente intuitiva. Aceite estas palavras. Peça que ela remova todos os conceitos errados que intoxicaram você fazendo com que não se ame. Deixe partir como agua que evapora sob a luz do sol. Permita-se brilhar, sentir-se feliz.

Pratique por 21 ou 108 dias, ou faça desta sua pratica até conseguir naturalmente deixar brilhar seu sol interno.

Conclua enviando luz para esta linda Deusa e muita gratidão.



Um comentário:

  1. Acredito que ela possa representar nosso recolhimento humilde perante os problemas e situações das trevas, mas que a própria Luz nos resgata no momento certo.

    ResponderExcluir